‘Rato’ e teclado têm os dias contados?

Este acessório, que está a ser encarado com grande expectativa entre os especialistas em ‘gaming’, foi criado pela Tap System e promete acabar com o teclado e o rato de um computador normal.
Image
Este dispositivo é composto por anéis que se ajustam na base dos dedos. Este deteta as pulsações digitais como entrada de dados, e desta forma permite escrever, jogar e circular como um rato em quase todas as superfícies possíveis. Como estamos no mundo da realidade virtual, o projeto elimina a necessidade de estarmos a olhar para o que escrevemos.
Este acessório, que está a ser encarado com grande expectativa entre os especialistas em ‘gaming’, foi criado pela Tap System e promete acabar com o teclado e o rato de um computador normal.
Apesar do computador ter sido criado há 73 anos, a revolução deste aparelho tem sofrido um maior impacto na vida das pessoas nos últimos 40 anos. Passando de uma máquina pesada para um objeto leve e ergonómico, a verdade é que o teclado e o rato têm estado sempre presentes, seja em separado ou em conjunto.
Image
A empresa Tap System, localizada em Pasadena, na Califórnia, criou e desenvolveu um novo dispositivo que funciona quando é ligado via bluetooth a um portátil, smartphone, tablet ou mesmo às televisões de última geração. Criado por Dovid Schick e por Sabrina Kemeny, o aparelho apela a um modo diferente de interação com a tecnologia.
Após diversos protótipos, a dupla conseguiu chegar à formula vencedora que está à venda.

Cada movimento que os dedos fazem estão associados a um caracter ou a um símbolo predefinido. Já existem alfabetos configurados mas o utilizador pode modificar o sistema para corresponder ao seu esquema mental. O Tap está configurado para identificar até 120 palavras por minuto, ainda que quem o tenha testado só tenha chegado às 62 palavras devido à configuração do novo sistema. Os fundadores desta tecnologia testaram o equipamento numa sessão aberta à imprensa, onde conseguiu escrever até 54 palavras por minuto, demonstrando assim a utilidade desta tecnologia.

Os criadores consideram que pode vir a ser uma tecnologia em ascensão, mas aguardam a recetividade que pode ter por parte do público. Schick e Kemeny esperam que o dispositivo seja mais conhecido na comunidade dos jogadores, uma vez que pode tornar o seu jogo mais intuitivo. Em setembro, a companhia anunciou que o dispositivo era compatível com os sistemas Windows, estando assim apto para utilizar nos escritórios. Apenas vendido online, esta tecnologia tem um custo de 171 euros e não existem portes de envio associados.
Image