Artigos

Esta tala impressa em 3D promete substituir o gesso convencional

Esta tala inovadora foi desenvolvida por médicos mexicanos. Se já teve gesso num braço ou numa perna, saberá o quão desconfortável e inconveniente pode ser. É por isso que a empresa mexicana Mediprint criou o NovaCast. O NovaCast é um modelo impresso em 3D, adaptado a cada paciente, e que supera muitas das limitações dos modelos tradicionais de gesso. Remanescente do conceito Cortex de Jake Evill, o NovaCast toma a forma de uma armação de plástico aberta em vez de um invólucro fechado de gesso (fibra de vidro).Isso permite manter os ossos partidos no seu lugar, enquanto permite que o membro ferido "respire". Além disso, ao contrário do gesso convencional, a sua construção plástica não absorve o suor ou outros fluidos. Como resultado, úlceras e infecções de pele são menos prováveis ​​de ocorrer, e a comichão natural mais fácil de alcançar.Também é de ter em consideração que só pesa um décimo a mais do que um molde de gesso, pode ser temporariamente removido, é invisível nos raios-X e pode molhar-se durante o banho. Embora os hospitais que já usam esta tecnologia precisem de uma ou mais impressoras 3D, um scanner 3D não é necessário, pois basta simplesmente inserir medições específicas do braço ou da perna do paciente.Atualmente, leva uma média de três horas e meia para imprimir uma tala NovaCast, embora os seus criadores esperem reduzir esse tempo para uma hora antes de lançar este produto no mercado. Em última análise, a tecnologia poderia poupar tempo aos médicos, já que eles poderiam deixar a impressora a criar o modelo enquanto prestam atenção a outros pacientes, em vez de eles próprios terem que construir um molde de gesso.

O que é a Terapia da Mão?

É muito provável que em algum momento da sua vida tenha que visitar um terapeuta de mão, mas o que é exatamente a terapia de mão? A terapia da mão é a reabilitação projetada especificamente para o membro superior. Um terapeuta da mão pode ser Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional . Na Manustrata oferecemos um serviço multidisciplinar e temos uma equipa de terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas altamente qualificados.Os terapeutas da mão aprofundaram os seus conhecimentos através da educação, experiência clínica e estudo para se especializarem no tratamento das condições das mãos e dos membros superiores.O terapeuta de mão recebe os pacientes referenciados do cirurgião da mão, reumatologista, ortopedista, clinico geral , entre outras especialidades médicasUm terapeuta de mãos pode avaliar a sua lesão no braço / punho / mão e estabelecer um programa de terapia específico de tratamento.Os problemas com a mão podem ser causados ​​por fraturas, luxações, tendinite, artrite, artrose, lesões desportivas, lesões por excesso de uso, lesões nos nervos e tendões. Estes problemas podem causar dor, rigidez, edema, deformidade articular e podem afetar a sua capacidade de realizar as suas atividades vida diária, atividade profissional e de lazer.Um terapeuta de mão dará conselhos sobre como pode gerir a sua condição, reduzir a dor / edema, propor e realizar talas para proteção e função e fornecer um programa de exercícios para garantir o melhor resultado.Se procura um terapeuta de mão, terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta em Lisboa , entre em contacto connosco e ficaremos muito felizes por poder ajudá-lo.

Se é novidade, a Manustrata tem!

Sofre de polegar do esquiador? A nova ortótese Push Sports Thumb Brace permite manter a função da mão, e pode adquirí-la connosco. A Push Sports Thumb Brace estabiliza e protege a articulação do polegar médio (MCP-1) e oferece alívio em caso de dor persistente no polegar como resultado de alongamento excessivo ou entorse do polegar (polegar de esquiador). As outras articulações do polegar e do pulso mantêm a sua liberdade de movimento.A utilização desta ortótese é aconselhável nos casos de ruptura parcial do ligamento colateral ulnar MCP-1 polegar do esquiador, distorção da articulação MCP-1 e instabilidade na articulação MCP-1. A ortótese Push Sports Thumb Brace está disponível em 3 tamanhos e nas versões direita e esquerda.

‘Rato’ e teclado têm os dias contados?

Este acessório, que está a ser encarado com grande expectativa entre os especialistas em ‘gaming’, foi criado pela Tap System e promete acabar com o teclado e o rato de um computador normal. Este dispositivo é composto por anéis que se ajustam na base dos dedos. Este deteta as pulsações digitais como entrada de dados, e desta forma permite escrever, jogar e circular como um rato em quase todas as superfícies possíveis. Como estamos no mundo da realidade virtual, o projeto elimina a necessidade de estarmos a olhar para o que escrevemos.Este acessório, que está a ser encarado com grande expectativa entre os especialistas em ‘gaming’, foi criado pela Tap System e promete acabar com o teclado e o rato de um computador normal.Apesar do computador ter sido criado há 73 anos, a revolução deste aparelho tem sofrido um maior impacto na vida das pessoas nos últimos 40 anos. Passando de uma máquina pesada para um objeto leve e ergonómico, a verdade é que o teclado e o rato têm estado sempre presentes, seja em separado ou em conjunto.A empresa Tap System, localizada em Pasadena, na Califórnia, criou e desenvolveu um novo dispositivo que funciona quando é ligado via bluetooth a um portátil, smartphone, tablet ou mesmo às televisões de última geração. Criado por Dovid Schick e por Sabrina Kemeny, o aparelho apela a um modo diferente de interação com a tecnologia.Após diversos protótipos, a dupla conseguiu chegar à formula vencedora que está à venda.Cada movimento que os dedos fazem estão associados a um caracter ou a um símbolo predefinido. Já existem alfabetos configurados mas o utilizador pode modificar o sistema para corresponder ao seu esquema mental. O Tap está configurado para identificar até 120 palavras por minuto, ainda que quem o tenha testado só tenha chegado às 62 palavras devido à configuração do novo sistema. Os fundadores desta tecnologia testaram o equipamento numa sessão aberta à imprensa, onde conseguiu escrever até 54 palavras por minuto, demonstrando assim a utilidade desta tecnologia.Os criadores consideram que pode vir a ser uma tecnologia em ascensão, mas aguardam a recetividade que pode ter por parte do público. Schick e Kemeny esperam que o dispositivo seja mais conhecido na comunidade dos jogadores, uma vez que pode tornar o seu jogo mais intuitivo. Em setembro, a companhia anunciou que o dispositivo era compatível com os sistemas Windows, estando assim apto para utilizar nos escritórios. Apenas vendido online, esta tecnologia tem um custo de 171 euros e não existem portes de envio associados.